segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cacaueiro




Nome científico: Theobroma cacao
Nomes populares:Cacaueiro,cacau,árvore-da-vida
Família: Sterculiaceae
Origem:América Central,Brasil
Floração: Verão
Frutificação:Outono e inverno
Propagação:sementes
Clima: Quente e úmido
Solo ideal: Arenoso

Theobroma Cacao foi nomeado por Lineu, palavra que significa o alimento dos deuses ", assim chamada a partir da bondade de suas sementes. Os mexicanos chamado Chocolate as sementes trituradas.

O Cacaueiro é uma pequena árvore perene que cresce em zonas de vegetação densa e produz finas folhas lustrosas, atinge uma altura entre 5 e 10 metros na maturidade, a os primeiros frutos podem ser colhidos mais ou menos 5 anos após a plantação. A árvore torna-se adulta aos 10 anos, e pode, em circunstâncias excepcionais, produzir até aos 50 anos de idade. O tronco apresenta casca escura e os ramos se esgalham, formando grande copa. As flores pequenas, amarelo-avermelhadas, inodoras e pouco atraentes, nascem unidas ao tronco. Delas se originam as bagas ou frutos, ou seja, os frutos do Cacau nascem directamente do tronco e galhos mais velhos do cacaueiro, tendo um formato redondo ou ovalado precisam de 5 a 7 anos para se transformarem em frutos maduros. Dependendo da espécie do cacaueiro, os frutos medem de 15 a 30 cms de comprimento por 8 a 13 cm de largura, e adquirem, quando maduros, tonalidade esverdeada, amarela ou roxa; demorando de cinco a sete meses para amadurecerem.


A produção de cacau orgânico já é uma realidade na região sul da Bahia. Atualmente, técnicas de produção orgânica estão sendo desenvolvidas, em completa sinergia com o meio ambiente. Algumas alternativas como culturas consorciadas (cacau , palmito, café, ervas, temperos, mandioca, milho, feijão, frutas e até seringueiras) estão sendo testadas e certamente irão ter bons resultados.

Do cacau ao chocolate
O cultura do cacau é considerada artesanal , pois necessita de mão-de-obra em todas as etapas de plantio e colheita até a entrega da amêndoa para a industrialização. Nesse estágio, depois de separadas, as amêndoas entram na fase de fermentação, secagem e torrefação em baixa temperatura. Destas etapas dependerá o sabor do chocolate. Vários processos de manuseio se seguem, dependendo de como se queira o produto final.

Curiosidades do cacau
O cacau era considerado pela civilização maia uma fruta dada diretamente pelos deuses aos homens. E, de tão importante, virou até moeda de troca. Nessa época na américa latina não se fazia do cacau o que conhecemos hoje como chocolate. Era feita uma bebida de sabor amargo com as sementes torradas e moídas, misturadas com água e pimenta.

Fontes : Planeta Orgânico ,Wikipédia,www.botanical.com,http://www2.crb.ucp.pt/Historia/abcedário/chocolt/fichplancacau.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário