segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jardins que disfarçam o muro

Existem varias opçoes para se disfarçar um muro com plantas, uma das mais usadas eh a Hera, que deixa o muro verdinho.E, ao contrario do que dizem, nao derruba muro...rs

" A hera ou unha de gato deve ser plantada a uma distancia de 30 em 30 centímetros ou no máximo de meio em meio metro. Quanto mais próxima uma da outra, mais cedo a forração do muro acontecerá e de uma forma mais bonita e uniforme, pois a hera assim plantada se atrofiará e encherá os espaços no muro sem engrossar as ramas, e mantendo assim as folhas no tamanho miúdo.
A hera ou unha de gato é comercializada em qualquer loja do ramo por um preço muito baixo, e muitas vezes quando você compra uma quantidade de mudas razoável o preço cai bastante. Peça orientação na loja que você comprar as mudas sobre a melhor época de plantio e regas diárias. Compre mudas de heras de boa qualidade e de folhas miúdas.
A poda da hera deve começar cedo, mesmo em uma área de plantio recente quando um broto se lançar fora do muro deve ser podado bem rente para que as "raízes" da ramas se agarrem no muro e já sejam "domadas" ou orientadas desde cedo para um crescimento e uma forração uniforme."(fonte:www.heras.com.br)

Voce tambem pode usar da criatividade, olha que lindo disfarce com painel do Casa e Jardim.


" O muro baixo e a vista pouco atraente da casa foram disfarçados com o painel ripado de peroba-rosa que cobre a parede deste corredor. A peça, que percorre 10 m, ainda ganhou aberturas para a disposição de plantas, como ripsális, orquídeas e clúsias."

Outra opçao sao as trepadeiras, no site gardenkeys.com explica como decorar com plantas trepadeiras.

Tem soluçoes que tambem podem driblar obstaculos como no jardim abaixo do paisagista Roberto Riscala, de São Paulo.


No siteda Casa Abril ele cita:“O muro da casa é perto demais do deque que liga o espaço externo à sala de estar, árvores da calçada fazem sombra em boa parte da área e algumas espécies no terreno não podiam ser removidas por determinação da prefeitura”.Entao,o paisagista harmonizou plantas de meia-sombra que realmente ,suavizam a presença do muro alto ( no caso,tumbérgia arbustiva, azaleia, camélia, cica e estrelítzia) com as que tinham de ser mantidas. “

No caso de muros externos , vale a pena visitar o blog Miriam Decor e ver as ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário