segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Comigo-ninguem-pode




Divisão: Angiospermae
Origem: América Central
Ciclo de Vida: Perene

Conhecida vulgarmente pelo nome de Comigo-ninguém-pode, é da família das Araceae muito apreciada como ornamental de interiores, tolera baixa a luminosidade do ambiente e a baixa umidade relativa do ar. É uma planta tóxica,as suas células guardam uma grande quantidade de pequenos cristais de oxalato de cálcio em forma de agulhas chamados ráfides e responsávies por grande parte da toxicidade do vegetal. Quando uma criança leva a planta à boca e a mastiga, as ráfides nos lábios e na língua da criança, provocam uma grande irritação mecância caracterizada por dor intensa e inchaço.

Segundo alerta publicado no Jornal da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o oxalato de cálcio, substância presente na “comigo-ninguém-pode “, ao ser ingerido, pode provocar edema na garganta, levando à asfixia e, em casos extremos, até à morte.

Nos Estados Unidos a comigo-ninguém-pode é conhecida como "dumb-cane" (cana-do-mudo), pois muitos pacientes perdem temporariamente a capacidade da fala devido à obstrução das vias áereas superiores, causada pelo processo inflamatório desencadeado pelos cristais (ráfides).

As diefenbáquias são plantas de folhagem altamente decorativas que podem exceder 1,50m de altura em interior. Os seus caules espessos, semelhantes a canas e sem ramificações, produzem folhas macias e carnudas em pecíolos fortes com baínhas. As folhas abrem em geral para fora, arqueando ligeiramente para baixo. à medida que as diefenbáquias envelhecem, algumas das folhas inferior secam e caem ou podem ser arrancadas. No entanto, o tronco nu ficará provavelmente escondido pela espessa coroa de folhas arqueadas e por rebentos que surgem em profusão. As plantas adultas podem produzir flores brancas ou cremes.

Rodeada de superstições, a comigo-ninguém-pode, é indicada para quem quer afastar o mau-olhado. Diz-se que absorve as energias negativas das pessoas mal intencionadas. Sua folhagem muito ornamental é composta de folhas grandes e brilhantes, com manchas rajadas brancas ou amarelas. Se bem adaptada, produz flores discretas e no verão.

Deve ser cultivada a meia-sombra ou sombra, em solo rico em matéria orgânica e com regas regulares. Ficam muito bem em vasos em ambientes internos ou em bordaduras e maciços, protegidas por muros e árvores.

Temperatura - Estas plantas apreciam calor e não toleram temperaturas inferiores a cerca de 16ºC. É também essencial uma humidade elevada; as plantas devem ser colocadas em tabuleiros com seixos húmidos.

Rega - Regue moderadamente, de forma a humedecer completamente a mistura, mas permitindo que o centímetro superior seque entre duas regas. Com temperatura apropriada, estas plantas continuam a crescer durante todo o ano e, neste caso, requerem sempre o mesmo tipo de rega.

Adubação - Aplique um vulgar adubo líquido de duas em duas semanas às plantas em período de crescimento activo.

Propagação - Uma estaca de ponta de 8-15cm de comprimento enraizará a uma temperatura de pelo menos 21ºC se for obtida no fim do Inverno ou na Primavera. Corte a estaca imediatamente abaixo de um nó, retire as folhas inferiores
Uma diefenbáquia pode ainda ser propagada por mergulhia aérea.

Observações especiais - Lave muito bem as mãos depois de retirar folhas murchas ou de cortar estacas destas plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário