segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Palmeira Rabo-de-peixe solitária


Palmeira: Cariota Urens
Caryota (classificação taxonômica de Jussieu,1789)é um gênero botânico pertencente à família Arecaceae, ordem Palmae.
Nomes populares:palmeira-rabo-de-peixe, palmeira toddy
Origem: Índia, Bruma, Sri Lanka e Malásia
Planta solitária, 12-20m de altura; estipe anelado; folhas bipinadas, concentradas na porção apical do estipe, pinas em forma de cunha com ápice denteado; inflorescência longa e muito ramificada; frutos globosos verdes, depois avermelhados e pretos.
Esta palmeira deve o seu nome à forma das folhas.Desenvolve-se melhor à sol pleno e ao contrário de outras palmeiras, esta espécie não morre após a floração e frutificação que dá durante todo o ano.

É uma palmeira tropical de rápido crescimento e rusticidade, esta bem disseminada em todas as regiões tropicais e subtropicais do Brasil. Resistente ao pleno Sol, é contudo tolerante a meia sombra na fase jovem. Prefere solos bem drenados e tolera climas temperados quentes.

Essa espécie é muito difundida no Brasil em parques e jardins como planta isolada, ou em grupos ou fileiras, de efeito ornamental notável durante a juventude. As populações nativas das regiões de origem extraem sagu da medula e açúcar da seiva coletada no pedúnculo floral carnoso, o qual após fermentação transforma-se num vinho denominado "toddy". A seiva é muito rica em açucares simples a qual é processada num açúcar granulado denominado jaggery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário